ERA UMA VEZ...

sexta-feira, março 24, 2006

Morte....


LEILA é o nome de um dos meus livros infantis preferidos.
Aqui podemos ler a história comovente de Leila e da dor que sente com a morte do seu irmão mais velho. Desesperado com este luto , seu pai, o xeque Tarik impõe que o nome do filho nunca mais seja pronunciado.
Mas Leila não suporte a saudade e descobre que só recordamos os nossos que partiram quando falamos neles, recordando todos os momentos que viveram connosco. Que não é fechando os olhos que se conseguem iludir a tristeza e a mágoa. Arriscando, Leila consegue que seu pai o erro que cometeu com aquela proibição.
Só pronunciando o seu nome eles poderam viver sempre...no nosso coração

Autor : Sue Alexander
Ilustrador:George Lemoine
Editora: Edinter
(Comprei numa loja dos 300, ainda no tempo dos escudos)

Experimentem se na Fnac conseguem, pois vale mesmo a pena, a imagem e a mensagem é muito simples. Ajuda-nos a falar de um tema que para a maioria não é fácil.
Tudo depende do meio em que as crianças vivem.
Quando trabalhei em Trancoso, numa aldeia (agora diz-se freguesia) a 16 km da vila, tinha um grupo amoroso de 8 crianças.
Qual não foi o meu espanto um dia, quando uma delas se deita na mesa da casinha das bonecas e as outras de roda a conversas e rezar.
_"O que aconteceu?"
-"Ó Professora tamos a vela-la!"Amanhã é o funeral.
Para estas crianças a morte era algo muito normal, era o encerrar de um ciclo de vida, nada lhes era escondido e viviam tudo normalmente. Viam os bichos nascerem, cresceram morrerem.
Aqui em Lisboa, nas grandes cidades já não é bem assim.
Até há bem pouco tempo não havia livros infantis que nos ajudassem com este tema.
Agora temos mais opções tais como:
-"Humberto e a macieira" alem da morte podemos abordar a aprendizagem que podemos ter com os mais idosos, e do apoio que eles nos podem dar enquanto "crescemos".
è a história de uma macieira que vai morrrendo mas no fim da sua vida vai servindo de apoio a uma pequenita árvore que cresce junto dela. O dono da ´´arvore, O humberto morre na mesma altura que a sua árvore.
"(A partir dos 6 anos) Humberto amava a macieira do seu jardim. Todas as manhãs se alegrava com a beleza dela. E, quando voltava do trabalho, sentava-se à janela a ver as aves que voavam em redor da sua folhagem. Um dia, aconteceu uma desgraça: a árvore foi atingida por um raio. Ficou enrugada, nodosa e infeliz no jardim. Foi então que Humberto teve uma ideia... O belo texto de Bruno Hachler e as ilustrações poéticas de Albrecht Rissler contam uma comovente história sobre a amizade e o envelhecimento. " in http://www.byblos-arte.net
O livro é da Ambar

Outro mais recente é "A casa da Maria" da Plátano editora de Coby Hol.
A ilustração é feita a partir de rasgagens.

Penso que aqui fica uma boa ajuda. Bom fim de semana